Qual o objetivo da Psicoterapia Infantil?
Com o objetivo de amparar pais e filhos, a psicoterapia infantil auxilia crianças e adultos com dificuldades comportamentais e demandas no sistema familiar.
A prevenção de conflitos logo na infância, é fundamental para que o desenvolvimento da criança se construa pautado em valores familiares em conjunto com o equilíbrio das emoções. Dessa forma, o cuidado com a saúde emocional logo na infância deve ser pautado em compreender e desenvolver meios para que a criança possa aprender a lidar com as próprias emoções e se desenvolver no mundo a sua volta.
Como identificar se meu filho precisa desse cuidado?
Surgem algumas mudanças no comportamento da criança em razão do desenvolvimento coletivo e social, por diversos motivos, dentre eles podemos citar.
Baixo rendimento escolar.
Comportamentos agressivos.
Hiperatividade ou timidez em excesso.
Dificuldade de seguir regras.
Falta de autoestima por diversos motivos, ganho de peso.
Luto familiar.
Dificuldade de interação com outras crianças ou com os próprios familiares.
A criança não transmite suas emoções da mesma forma que os adultos, por isso, a psicoterapia infantil possui uma metodologia apropriada para que a criança consiga expressar suas emoções. Através de brincadeiras, jogos, desenhos e outras técnicas apropriadas para cada idade, ela pode expandir seus sentimentos acumulados de tensão, frustração, insegurança, agressividade, medo, espanto, confusão e eventos traumatizantes.
Para que o tratamento tenha maior eficácia, o contato com a escola e a família, devem ocorrer de forma contínua. Por meio deste cuidado e dessa rede de apoio, as crianças se sentem tranquilas e confiantes para estabelecer novos caminhos com mais autoestima e confiança em si mesmas.
No momento em que os pais perceberem que o filho ou a filha precisa de maior cuidado e atenção, é muito importante procurar ajuda logo, pois quanto mais cedo iniciar o tratamento, melhores serão os resultados. Cuidar da saúde mental das crianças é exercer também a função de prevenção da saúde mental do adolescente, evitando assim, problemas emocionais futuros.
Comments